Machu Picchu a Cidade Perdida

MACHU PICCHU A CIDADE PERDIDA

Machu Picchu foi a cidade mais isolada do Império Inca. Suas ruínas estão a 2 400 m de altitude, cerca de 80 km a noroeste de Cuzco.
Um dos alimentos mais cultivados era o milho. A única água utilizada na irrigação era a da chuva e o solo era trabalhado com arados rudimentares. Como não há muitas áreas planas em Machu Picchu, seus habitantes tiveram de construir terraços de cultivo nas encostas.

CERÂMICAS E JÓIAS

O historiador que descobriu Machu Picchu, o americano Hiram Bingham, encontrou nas ruínas dezenas de artefatos arqueológicos, entre cerâmicas e adornos de bronze, prata e ouro. Hoje, essas peças integram a coleção de história natural da Universidade Yale, nos EUA.

TRABALHO SUADO

Blocos de até 100 toneladas eram cortados no sopé da montanha e arrastados até o topo. Lá no alto, toras ajudavam a transportá-los (a). Para colocá-los de pé, dois grupos suavam a camisa (b). O primeiro usava uma corda para puxar o monólito, enquanto o segundo preenchia o espaço deixado por ele. As pedras eram polidas até que o encaixe entre elas ficasse perfeito – tornando desnecessário o uso de argamassa.

Reportagem fotográfica

Pedras sobre pedras

  1. INTIHUATANA

Esta pedra localizava os habitantes de Machu Picchu no tempo, marcando os dois equinócios anuais e outros eventos astronômicos. Nessas datas, os incas faziam rituais sagrados. Alguns arqueólogos acreditam que, aqui, também ocorriam sacrifícios animais e humanos.

  1. TEMPLO PRINCIPAL

Faz parte de um complexo importante, formado ainda pelo Templo das Três Janelas e pela Casa do Sacerdote. A qualidade do polimento das pedras e o encaixe entre elas é impressionante. Utensílios de cozinha foram encontrados recentemente nesta área.

  1. PALÁCIO DO INCA

Era onde as maiores autoridades do império se hospedavam quando visitavam a cidade. Há sinais de quartos privados, refeitório, banheiros e área reservada aos funcionários. Anexos à casa, ficavam um curral e um terraço, com vista para o lado leste de Machu Picchu.

  1. TEMPLO DO L

Sua torre semicircular tem janelas que se alinham com os raios do Sol nos solstícios. Era assim que os habitantes conseguiam se planejar para as épocas de plantio e colheita. Acredita-se que Pachacuti, fundador do reino inca de Cuzco, tenha sido sepultado neste local.

A cidade perdida dos incas
Provável centro administrativo do império
O que foi

A cidade começou a ser erguida por volta de 1450, por ordem do imperador Pachacuti. Machu Picchu tinha templos, habitações e terraços agricultáveis.

Quem descobriu

As ruínas foram encontradas em 1911 pelo arqueólogo Hiram Bingham. Ele procurava outra cidade perdida , Vitcos, uma das últimas a cair diante dos invasores europeus.

O que se sabe

Uma epidemia de varíola pode explicar o misterioso sumiço da população. A cidade era tão isolada e escondida que os conquistadores espanhóis jamais puseram os pés lá.

O que não se sabe

Não há consenso quanto à função de Machu Picchu no Império Inca. A hipótese mais aceita é a de que ela tenha sido um centro administrativo e econômico.